Federação de Paintball do Estado de São Paulo

1º Torneio Cenário/RA (5 X 5)

 

1º Torneio Cenário/RA - 2012

Rank Paulista de Equipes Federadas

(Jogo Piloto) 

 

Mapa da àrea de Jogo

 

 

 

1 - APRESENTAÇÃO:

 

1.1 – O 1º torneio FPESP – Cenário/RA terá uma etapa em 2012 a ser realizada no campo do Delta Paintball no dia 09/12/12, este torneio contará apenas com a participação de jogadores devidamente federados, sejam na FPESP, ou nas demais federações do Brasil.

 

Observação: O sediador do evento bem como a FPESP, poderão transferir a data do torneio para uma data futura caso haja necessidade, o comunicado será feito com antecedência de pelo menos 10 dias através dos canais oficias.

 

1.2 – A etapa será realizada no período de um dia, assim, tendo seu início as 07h00min e término por volta das 19h00min.

 

 

2 – OBJETIVO:

 

2.1 – Criar um rank das equipes Federadas do Estado de São Paulo através de um torneio, o critério de classificação será através de pontuação obtida pelos confrontos entre as equipes, neste dia, será apresentada a equipe campeã, bem como a classificação dos demais times. Dessa forma a FPESP vem fomentar o esporte, bem como elevar o nível de seus praticantes e organizadores, assim, gerando uma competição saudável e principalmente mantendo a boa relação entre as equipes.

 

 

3 – INSCRIÇÃO/PREMIAÇÃO:

 

3.1 – Somente participarão os jogadores/equipes que efetuarem sua inscrição de forma antecipada, através de uma ficha padrão por equipe (conforme item 8.8 – Anexo I); não haverá exceções, a ficha será disponibilizada apenas no site do Delta Paintball (Sediador do Evento), desta forma, estará à disposição de todos os interessados.

 

3.2 – O valor de inscrição por equipe será de R$ 400,00 o valor deverá ser depositado diretamente na conta da empresa sediadora/organizadora, de forma antecipada e conforme os dados abaixo:

 

Dados Bancários:

BANCO ITAU S/A

AGENCIA: 0253, Cotia - SP

CONTA: 93.988-8

Delta Paintball ME

CNPJ: 09.430.122/0001-92

 

3.3 – O limite máximo de equipes participantes será de 18 (dezoito), sendo que, cada uma delas poderá ser composta por quantos jogadores o Líder/Capitão da equipe julgar necessário inscrever. Cada equipe entrará jogando apenas com cinco (5) integrantes, sendo que, na falta de algum integrante (caso a equipe tenha inscrito apenas 05 jogadores) não serão aceitas substituições de última hora, pois, havendo tal necessidade a referida troca deverá ser efetuada/comunicada por escrito através de email direcionado a organização do evento com o mínimo de até sete (7) dias antes do jogo.

 

Observação: O prazo limite para as inscrições esta sendo prorrogado até o dia 30/11/2012.

 

3.4 – A equipe poderá efetuar quantas trocas/substituições forem necessárias (caso tenha inscrito mais de 05 jogadores), mas apenas serão aceitas antes do início de cada partida.

 

Observação 1: É vedada a substituição de jogadores durante as partidas, qualquer que seja o imprevisto a equipe finaliza aquele jogo com jogador ou jogadores a menos.

 

Observação 2: O limite de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrições das equipes; a FPESP divulgará frequentemente a quantidade das vagas em aberto.

 

3.5 – Serão premiadas as 03 (três) primeiras equipes de acordo com a pontuação obtida na fase final, tendo confirmada até o momento, a quantia de R$ 3.000,00 a ser distribuída em produtos e dinheiro aos colocados.

 

Observação: A FPESP vem pleiteando junto às empresas voltadas ao esporte, patrocínios significativos ao torneio, desta forma os valores acima poderão ser aumentados, bem como, poderão ocorrer sorteios as demais equipes participantes.

 

 

4 – PONTUAÇÃO:

 

4.1 – A pontuação será registrada para cada equipe em cada partida e serão anotados os pontos de acerto, os pontos de erro e os pontos pelo desempenho em relação ao tempo, ou seja, quanto mais rápido a equipe finalizar o jogo, maior será a bonificação em pontos.

 

4.2 – A equipe que não tiver seu quadro de competidores completo também poderá competir, mas será penalizada em pontos pelo número de jogadores não participantes, conforme tabela 4.3.

 

4.3 – A tabela de pontuação é composta da seguinte forma:

 

 

 

DESCRIÇÃO

PONTOS

 

 

ELIMINAÇÃO DE JOGADOR ADVERSÁRIO

+ 10

SALDO DE TEMPO EM MINUTOS¹

+ 02

MENOR TEMPO DE PISTA POR CHAVE

+ 05

PENALIZAÇÃO POR FALTA DE INTEGRANTE (INDIVIDUAL)²

- 10

MISSÃO CONCLUIDA

+ 15

COMPETIDOR ABATIDO NA PRÓPRIA EQUIPE

- 05

 

¹ Não serão levados em consideração frações de minuto e nem proporcionalidade.

² A penalização será aplicada em cada partida durante o dia de competição.

 

4.4 – Para o critério de desempate entre as equipes serão considerado o confronto direto realizado entre elas (na fase de classificação para classificar as equipes e na fase final para determinar a posição final) e na eventualidade de persistir alguma dúvida e/ou empate, será aplicada a média dos tempos obtidos dentro da chave em cada etapa (Classificação ou final).

 

Observação: No caso da equipe não ter completado um ou mais jogos, o tempo a ser considerado neste caso será o tempo estipulado para o jogo, ou seja, 10 minutos.

 

 

5 – COMPETIÇÃO:

 

5.1 – O local/cenário para esta competição será feito em área demarcada em ambiente semi-confinado, ou seja, serão utilizadas 06 casas desabitadas (Formato CQB) mais as áreas externas das casas.

 

5.2 – Serão sorteadas/formadas 03 (três) chaves com 06 (seis) equipes, cada equipe jogará com todas as demais dentro de sua chave e através da pontuação serão classificadas do 1º ao 6º lugar.

 

5.3 – Cada partida/jogo terá a duração máxima de 10 minutos.

 

5.4 – Os jogos serão alternados entres as equipes e as chaves, deste modo às equipes terão tempo para se reorganizar e se preparar para o próximo jogo.

 

5.5 – Ao final de todos os jogos nas 03 (três) chaves as 02 (duas) melhores equipes classificadas em cada chave farão a final no mesmo sistema de competição, todos contra todos.

 

5.6 – O objetivo de cada jogo será único para todas as equipes, ou seja, capturar a sua bandeira no campo adversário e traze-la até sua base dentro do tempo estipulado.

 

Observação: A estratégia ficará a critério de cada equipe, não há necessidade da eliminação da equipe adversária para vencer o jogo, mas conforme tabela de pontuação, quanto maior o numero de pontos que a equipe conquistar, melhor será a sua classificação no torneio.

 

 

6 – REGRAS e CONDIÇÕES:

 

6.1 – Os participantes deverão utilizar equipamentos destinados à prática da modalidade Cenário e/ou RA, porém, não será obrigatório á utilização do TAC CAP ou Loader tático, a utilização fica a critério de cada jogador e/ou equipe), pois para cada disputa haverá limitação de uso de bolinhas, neste caso estão liberados os equipamentos semiautomáticos, automáticos, eletrônicos, nas versões/modelos: curtos, longos e pistolas.

 

6.2 – Não serão aceitos equipamentos de Air-soft, apenas Paintball, nos calibres “0.43” e “0.68”.

 

6.3 – Não serão aceitas bolinhas sólidas ou maciças e powder-ball (Talco), apenas bolinhas de tinta.

 

6.4 – A quantidade de bolinhas para cada jogador em cada jogo será de 130 unidades.

 

6.5 – O jogador não deverá carregar seu equipamento com as bolinhas antes da sua entrada para cada jogo, ou seja, o tempo todo o equipamento deverá permanecer descarregado, mesmo os equipamentos que utilizem “magazine ou sistema de pente”, a carga de bolinhas será feita na presença de um fiscal/ranger que verificar o carregamento e certificara da quantidade exata de bolinhas para cada jogo na área de espera/concentração.

 

Observação: As bolinhas deverão ser transportadas exclusivamente em um único Speed Tube de 130 unidades.

 

6.6 – Não seram exigidas padronização de vestimentas e uniformes, mas está expressamente proibido o uso de fardas/padrões das forças militares brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), bem como utilização de padrões de uniformes das policias civil e militar.

 

Observação: Além dos equipamentos obrigatórios de proteção, aconselhamos aos jogadores o uso dos seguintes equipamentos: capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e botas.

 

6.7 – Liberado o uso de rádios comunicadores e Talk About’s independente do modelo.

 

6.8 – A pontuação será anotada pelos árbitros e repassada para a mesa diretora que fará a atualização da pontuação das equipes durante toda a competição.

 

6.9 – Os Rangeres/árbitros possuem a palavra/decisão final para cada ato, ação e situação dentro da área de jogo, ou seja, o que for decidido/determinado será cumprido pelo jogador, caso contrário o jogador estará sujeito ás infrações na tabela de penalização 7.1

 

6.10 – Toda a equipe de árbitros/rangeres convocada para este torneio é formada por jogadores de Paintball com experiência em torneios oficiais de Speed como CBP, CSP entre outros, além de pessoas selecionadas pela própria Federação, deste modo, não haverá envolvimento e/ou ligações entre os jogadores e equipes com o quadro de árbitros.

 

6.11 – A medição/Cronagem validará equipamentos com até 250 FPS para as bolinhas de tinta “0.68” e de 370 FPS para as bolinhas de tinta “0.43” (Dependendo do modelo do equipamento), haverá tolerância apenas de 10 FPS a mais.

Observação: Caso algum jogador possua marcador diferenciado que eventualmente em outros torneios e/ou competição apresentam problemas de Cronagem e não se enquadram dentro do limite estabelecido pela FPESP, não será liberada a utilização deste equipamento em hipótese alguma, não haverá exceções.

 

6.12 – Os equipamentos poderão ter propulsão a CO² ou Ar Comprimido.

 

6.13 – Serão disponibilizadas sem custo adicional aos competidores ás cargas e recargas de CO² e Ar comprimido, sendo, que as cargas e recargas de ar comprimido terão pressão máxima de 3000 PSI.

 

6.14 – Uso obrigatório do Barrel Sox ou Barrel Plug.

 

6.15 – Jogadores alvejados em qualquer parte do corpo, bem como, em seus equipamentos são considerados eliminados, devem se acusar imediatamente e sair da área de jogo sem se comunicar com seus colegas de equipe ou demais presentes na área de jogo.

 

6.16 – No caso do jogador eliminado estiver utilizando radio comunicador ou outro equipamento de comunicação e for observado pelo ranger, pelo árbitro, ou qualquer outro membro da organização efetuando contato ou insinuando eventual contato pelo equipamento, a equipe será punida de forma imediata com sua eliminação do jogo atual e declarada perdedora.

 

Observação: Jogador alvejado se retira da área imediatamente sem nenhum tipo de comunicação verbal, simplesmente levanta o equipamento e dirigi-se para a área de Safety Zone/Stand-By.

 

6.17 – A empresa sediadora do evento disponibilizara uma área específica para as equipes que aguardam sua entrada, ou seja, em Stand-by, local este, onde os competidores poderão ou não ter visão direta para a área de competição.

 

 

7 – PENALIZAÇÕES:

 

7.1 – Poderá ser penalizada a equipe, cujo o(s) jogador(es) não cumpra(m) ou descumpra(m) com as condições abaixo:

 

     

DESCRIÇÃO

PONTOS

 

 

O não uso do “BARREL SOX/BARREL PLUG” em área comum ou safety zone *(a)

- 50

O não uso ou retirada da mascara de proteção na área de combate *(a)

- 50

Progredir por área não demarcada/autorizada *(a)   (ELIMINAÇÃO DO JOGADOR)

- 20

Efetuar disparos fora da área de cronografagem ou área de combate *(a)

- 100

Jogador identificado com número de bolas além do permitido no check in ou em jogo

-30

Desrespeito verbal aos adversários, organizadores e demais presentes no evento *(a)

- 20

Desrespeito ou contestação aos árbitros em atuação *(a)

- 50

Cronagem acima do permitido pela Organização *(a)

-50

Agressão física para qualquer pessoa presente no evento *(b)

- 300

Uso de bolas de borracha, talco ou que não sejam de tinta (Paintball) *(b)

- 150

Competidor alvejado (Tronco, Membros e Cabeça, ou seja, corpo inteiro), que não se acusou e continuou na sua progressão *(c)

-40

Competidor alvejado em equipamentos, acessórios e Sola das Botas que não se acusou e continuou na sua progressão *(c)

- 10

Ação desleal ou antiesportiva *(b)

- 100

Competidor eliminado (morto) se comunicando com seus integrantes de equipe

- 20

 

 

*(a)  Penalidade/pontuação computada por fato observado, podendo ser apontada pelos seguintes grupos individualmente ou em conjunto:

- pelos árbitros,     

- por representantes da FPESP e

- por representantes do campo sediador.

 

*(b)  Alem da pontuação computada o competidor será expulso imediatamente do evento, seu ato será levado a observação e julgamento do Tribunal de Ética Desportiva da FPESP e será convocado a dar a devida explicação e/ou apresentar defesa, sendo que o mesmo poderá ter sua inscrição não aceita nas demais etapas deste torneio bem como nos eventos com apoio FPESP, após julgamento do Tribunal.

 

*(c) Alem da pontuação computada o jogador alvejado será retirado imediatamente da pista de progressão.

Obs: - Respingos de tinta não são considerados tiros, mas sim “splash”.

 

 

8 – CONSIDERAÇÕES:

 

8.1 - Não será permitido o uso de bebidas alcoólicas durante o evento, caso contrário, a equipe será penalizada e o jogador suspenso do torneio.

 

8.2 – Será proibido o uso de armas de fogo, brancas e/ou explosivos mesmo se o jogador for militar.

 

8.3 – Liberado o uso de sinalizador de fumaça e granadas de tinta (sem acionamento por explosão).

 

8.4 – Proibido o uso de qualquer artefato militar, caso contrário, o jogador será suspenso do torneio e a equipe penalizada.

 

8.5 – O campo sede disponibilizará datas para treino de todas as equipes participantes para conhecimento da área com divulgação prévia.

 

8.6 – A FPESP manterá a disposição a todos os jogadores federados toda a sua estrutura: socorrista, seguro, espaço FPESP, gerador e compressor com cascata.

 

8.7 – Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos os contatos devem ser feitos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: 11 – 4243-8738 de segunda a sexta das 16:00h ás 18:00hs.

 

8.8 – Ficha de inscrição: Anexo I – Disponibilizada no site do Delta Paintball, segue o link:  http://www.deltapaintball.com.br/site/torneios.html

 

 

 

Atenciosamente,

Diretoria de jogos e Eventos

 

Redes Sociais

  • @fpesp
  • Instagran @fpesp
  • Twitter @fpesp
  • 1

Fale Conosco

Entre em contato conosco e tire todas as dúvidas sobre eventos, filiação e outros assuntos.:

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (11) 94552 6376 
Travessa Mineração Ouro Branco, 183
Tijuco Preto - Vargem Grande Paulista
São Paulo - CEP 06730-000
  Horário de Funcionamento:

De Segunda-Feira a Sexta-Feira
Das 10:00h ás 16:00h

 

Please publish modules in offcanvas position.