Nossa História

Brasões e Logos Antigos da FPESPA FPESP (Federação de Paintball do Estado de São Paulo) foi a concretização do sonho de oito pessoas representadas por quatro equipes de Paintball Cenário e Cenário Real-Action, a saber: Cães de Guerra (Rogério e Oswaldo), Cia. Easy (Paulinho e Daniel), Comando Pathfinder (Clóvis Eduardo e Richard) e Raposas Radicais (Pinha e Djalma).

Tudo se iniciou ao final 2008 com a criação da Liga Paulista de Paintball, onde após várias reuniões, acordos e consensos é criado e lançado o 1º Circuito Aberto de Paintball Cenário - Real-Action/2009 com tema único “Band of Brothers” com calendário definido de quatro etapas.

A Liga conseguiu a partir deste ponto, iniciar um processo de união entre as demais equipes e jogadores além de difundir a modalidade “Cenário Real-Action” ainda pouco praticada pelos amantes e jogadores de Paintball no Estado de São Paulo.

Já em meados de 2009 (após convite da Liga), tivemos a inclusão e o apoio do CTTR/SP (Vlamir e Fátima) que acreditaram no trabalho e acrescentaram de forma consciente e definitiva ao 1º Circuito, onde foi organizada e sediada a 4ª Etapa e o Sr. Marcos integrante da equipe Comando Pathfinder; mesmo não atingindo todos os cantos devido a modalidade não ser tão difundida e praticada frequentemente nos campos de Paintball pelo Estado de São Paulo, o 1º Circuito de Paintball Cenário Real-Action foi um sucesso, como mostram os números abaixo:

  • Presença de mais de 550 jogadores (Graf.01), além de 250 convidados e apreciadores do esporte entre as 04 Etapas,
  • Entradas e consultas no “Fórum” do site “www.paintballcenario.com“ antes e depois das etapas, totalizamos mais de 12.000 acessos (Graf.02),
  • Arrecadação bruta no ano de mais de R$ 21.000,00.

Gráfico Jogadores FPESP

Após balanço do 1º Circuito a idéia da Federação começa a tomar força e forma, e a fim de agregar e difundir ainda mais o Paintball e já vislumbrando não só as modalidades de “Cenário” e “Cenário Real-Action” mas também o “Speed”, convidamos os parceiros Srs. Castilho, Luiz Fernando e Lequinho integrantes das equipes “Inferno Verde – Cenário” e “Ninjinhas – Speed” para consolidar o nascimento da Federação.

Em 18 de novembro de 2009 com a presença dos integrantes abaixo é consolidada a Ata de Assembléia Geral de Fundação da Federação de Paintball do Estado de São Paulo – FPESP com a seguinte estrutura:

DIRETORIA EXECUTIVA
Alexandre Rudge Castilho (Castilho) Fundador e Presidente
Rogério Guarniero (Roger) Fundador e Vice-Presidente
Luiz Fernando Salles (Luiz) Fundador e 1º Secretário
Richard Elias Khouri (Richard) Fundador e Tesoureiro Geral
CONSELHO CONSULTIVO
Oswaldo Julio Junior (Oswaldo) Fundador e Presidente
Vagner Gelli (Pinha) Fundador e Vice-Presidente
Alex Cirillo (Lequinho) Fundador e Secretário
Clovis Eduardo (Eduardo) Fundador e Membro Consultivo
Vlamir Garcia (Vlamir) Fundador e Membro Consultivo
CONSELHO FISCAL
Fátima Solange Garcia (Fátima) Fundadora e Presidente
Marcos da Silva (Careca) Fundador e Membro Fiscal

 

logo fpespantigoA FPESP começa com força total e a primeira decisão é organizar e montar o 2º Circuito Aberto de Paintball Cenário – Real-Action/2010, concretizando desta maneira a modalidade Real-Action no calendário paulista; este ano também criamos um calendário com quatro etapas cujo tema é “VIETNÔ, mas diferentemente de 2009 procuramos levar e difundir ainda mais a modalidade pelo Estado de São Paulo, como segue:

* 1ª Etapa: Delta Paintball (Vargem Grande Paulista)
* 2ª Etapa: Marinners (Ilha Bela)
* 3ª Etapa: Fazenda “El Bagual” (Analândia)
* 4ª Etapa: CTTR/SP (São Paulo)

Com o trabalho e a divulgação da FPESP novos parceiros e colaboradores surgem e estão aptos a contribuir e principalmente apoiar a FPESP em seu trabalho de difundir o Paintball e torná-lo um esporte reconhecido não só em São Paulo mas em todo o país.

A FPESP através de seus Fundadores vem trabalhando de forma voluntária, consciente e ativa a favor do paintball através da divulgação da entidade, reuniões representativas nos vários escalões da esfera jurídica e militar em prol de um regulamento independente e justo ao esporte, iniciativas de parcerias ao paintball e muito mais.

Atualmente já conseguimos conquistar para seus jogadores Filiados uma parceria com uma grande seguradora, que disponibiliza aos Federados um Seguro de Acidentes Pessoais englobando cobertura nos itens de Invalidez Permanente por Acidente, Morte Acidental e Despesas Médicas Hospitalares¹ (apenas nos Jogos promovidos pela entidade), além do convênio de fidelidade com a empresa “+ Descontos”, onde através da carteirinha o filiado pode usufruir de toda a comodidade e vantagens da rede credenciada com seus descontos e benefícios.

Por outro lado, foi empossado no início deste ano o Sr. Rodrigo Fukuoka na diretoria do speed (uma das 3 modalidades de jogo de paintball).

¹(Valores de Cobertura Conforme Apólice Contratada com a Seguradora)

O Sr. Rodrigo Fukuoka, hoje diretor da FPESP, é o atual promotor do CBP (Circuito Brasileiro de Paintball), o maior e mais técnico torneio de paintball da América do Sul.

circuito brasileiro paintball

O CBP conta com 4 etapas promovidas ao longo do ano em 2 categorias, Open e Amador, sendo certo que as equipes das duas categorias jogam entre si e somente a pontuação é contabilizada separadamente. Cada etapa é realizada durante um final de semana reunindo mais de 150 jogadores em equipes de 5 jogadores. As regras utilizadas no CBP são uma adaptação das normativas e regras adotadas pela NPPL e PSP.

O sucesso do CBP deve-se ao fato da maturidade com que jogadores treinam e participam do evento e de outro lado a seriedade e organização com que a equipe do MegaPlay Morumbi imprimiu no CBP. Hoje, jogam no CBP jogadores e equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e assim por diante disputando além do título de campeão brasileiro, cerca de R$ 120.000,00 em premiação.

No CBP, cada equipe de “speed” conta com até 7 jogadores, sendo que somente 5 entram em campo para participar do jogo. Cada partida tem duração máxima de 5 minutos e o objetivo é capturar a bandeira do time oponente e crava-la em sua flag station.

O ranking brasileiro hoje é formado por 11 equipes na categoria Open e 29 equipes na categoria Amador. A equipe que possui o maior número de títulos na história do paintball é o Ninjinhas Paintball Squad fundado em 1990. Hoje, após 3 etapas realizadas no Megaplay Morumbi o ranking na disputa pelo titulo de campeão brasileiro é o seguinte:

tabela ranking

Todos os anos as equipes Brasileiras de speed mandam representantes para participar do Campeonato Mundial (world Cup) realizada em orlando – EUA. Destacam-se as seguintes equipes brasileiras na World Cup: Ninjinhas (SP), Jungle Boyz (SP), Rapinas (Ribeirao Preto/SP) e Papelleto (RJ).

Hoje a FPESP é uma realidade e é extremamente importante e necessária para o Paintball e por isso contamos com o apoio e a colaboração de todos os jogadores e equipes através das filiações.

Parceiros

  • Bolinhas Paintball One
  • Agência ROOR
  • Teçá Fotografia
  • Higa Atacado
  • 1

Facebook

Newsletter

Fale Conosco

Entre em contato conosco e tire todas as dúvidas sobre eventos, filiação e outros assuntos.:
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (11) 94552 6376 
 (11) 94552 6376 
Estrada de Caucaia do Alto, 5500-Sl 2
Tijuco Preto - Vargem Grande Paulista
São Paulo - CEP 06730-000